A Unafisco Nacional informa seus associados ativos, aposentados e pensionistas que o aplicativo SouGov.br está com novas funcionalidades. A atualização foi apresentada em 29/7, em webinar promovido pelo Ministério da Economia no YouTube. Durante o evento foram abordados quatro novos serviços:

Cadastro de dados bancários. Por meio dessa função, pelo aplicativo, é possível alterar a conta salário e a conta para outros recebimentos.

Licença Gestante, Adotante e Paternidade. Agora pelo SouGov.br é possível solicitar a licença, que é encaminhada automaticamente para a respectiva unidade de gestão de pessoas. Também é possível cadastrar o novo dependente e os benefícios relacionados, como auxílio natalidade, dedução de IR e auxílio pré-escolar, entre outros.

Autorização de Acesso à Declaração do IRPF. Permite enviar termo de consentimento para que a administração possa acessar sua Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda. Esta é uma facilidade para que não seja necessário prestar anualmente informações da declaração diretamente à Controladoria-Geral da União (CGU), de acordo com obrigatoriedade da Lei 8.730, de novembro de 1993.

Migração do Banco de Talentos. As funcionalidades do aplicativo Sigepe Banco de Talentos agora fazem parte do SouGov.br. O recurso permite gerenciamento do currículo do servidor para processos de seleção e gestão de talentos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Ainda durante o webinar, foram recapituladas as etapas já concluídas de desenvolvimento do SouGov.br. A primeira foi a migração e atualização de todos os serviços presentes no aplicativo Sigepe Mobile, que foi descontinuado. Em seguida, foram incluídas funcionalidade de Auxílio Transporte, Atestado de Saúde e Prova de Vida. Atualmente 570 mil usuários já têm o SouGov.br instalado e utilizam o app.

Pelo computador, os serviços para ativos, aposentados e pensionistas seguem acessíveis pelo Sigepe. Uma versão web do SouGov.br (site para ser acessado pelo computador) está prevista para ser lançada durante o mês de agosto. Esse novo site eventualmente substituirá o Sigepe, mas isso só acontecerá quando todas as funções forem passadas de um sistema para o outro.

Foi ressaltado durante a apresentação que o SouGov.br surgiu como uma facilidade, para que os servidores tenham acesso simples a serviços antes disponíveis apenas para serem solicitados de forma presencial, mas que isso não substitui o que é feito nas unidades gestão de pessoas. Neste ponto, ele tem um propósito parecido com os aplicativos de banco: os serviços na agência continuam funcionando normalmente, mas é possível resolver muitas também por smartphone, como realizar transferências e depósitos. Mesmo para quem não lida bem com tecnologia ou não pode usar o celular para essas operações por algum motivo, a existência do aplicativo é positiva, pois diminui as filas, automatiza os processos e deixa o atendimento presencial para quem realmente precisa.

Segundo Rafael Cunha Alves Moreira, diretor do Departamento de Sistemas e Informações Gerenciais (Desin), que participou do webinar, um exemplo de como a opção digital pode impactar positivamente na vida dos usuários e da gestão pública é a funcionalidade de Prova de Vida. Ele apontou que, em pouco mais de quatro meses de lançamento da funcionalidade, foram “mais de 40 mil provas de vida realizadas através do aplicativo. Isso significa um potencial de economia de R$ 7 milhões ao ano. Isso significou redução em mais de 50% tanto de visitas técnicas das unidades gestão de pessoas como do deslocamento de servidores para a realização da prova de vida, seja nas unidades de gestão de pessoas ou nos bancos.”

Sobre o SouGov.br. É uma iniciativa da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (SEDGG) do Ministério da Economia visando a centralização, modernização e digitalização dos serviços voltados para servidores e pensionistas. Por conta do grande escopo, o projeto está sendo realizado por etapas, começando pelo aplicativo de celular. Haverá uma gradual substituição do antigo sistema do Sigepe pela plataforma SouGov.br, com previsão para conclusão no final de 2022.

A gravação do webinar de lançamento das novas funcionalidades do SouGov pode ser assistida neste link. Confira abaixo Infográfico com resumo dos serviços:

Leia também:

Conheça as novidades do aplicativo SouGov.br